- Published on
A programação e suas diversas funcionalidades - parte 1
- Authors
- Name
- Clayton Pereira
A programação está em todos os lugares. Basta olhar a lista das maiores empresas do mundo e, a grande maioria, está associada diretamente com a tecnologia. Amazon, Google, Microsoft, Apple, Facebook, são alguns exemplos de empresas que têm este conceito na base do seu negócio, além de inúmeros outros só existem por causa disso. Este blog, por exemplo, só existe por alguém o programou. Portanto, vamos ver nesta série de 4 posts, tudo sobre a programação e algumas de suas funcionalidades.
Um pouco de história
Apesar de algo muito presente no mundo moderno, a programação não é necessariamente uma ideia tão nova. Basicamente, este conceito envolve uma série de comandos que é feita para o computador interpretar as instruções e executar uma ação.
É difícil dizer exatamente quando a programação surgiu, mas sua história começa nos anos de 1930, com o surgimento dos primeiros computadores. Para fazê-los funcionar, era preciso programar. Antes de ser possível fazer isso com um computador, eram usados os cartões de papelão, que eram perfurados para criar os códigos.
Porém, o primeiro registro mais concreto de uma linguagem de programação é de 1948, com a publicação de um artigo sobre a Plankalkul. Enquanto esta foi esquecida, logo em seguida, na década de 50, surgiu o COBOL que é usado até hoje.
Como está a programação hoje?
Atualmente, a programação evolui em um ritmo muito acelerado. Não somente os profissionais estão mais acostumados a usá-las, mas a própria tecnologia tem evoluído. A Lei de Moore é um princípio muito interessante, que explica porque a tecnologia avança a um ponto tão rápido.
Segundo ela, a cada 18 meses o poder dos processadores dobra. Ou seja, é possível fazer mais por um custo parecido. Com isso, a programação também precisa evoluir, para extrair todo este poder que a tecnologia traz.
Atualmente, conceitos como a Inteligência Artificial são a maior obsessão da programação. O nível de sofisticação é tão grande, que agora é possível ensinar as máquinas a aprenderem.
Com este contexto, é possível ter uma ideia um pouco mais clara de quais são as funcionalidades da programação, começando pela maior de todas.
A internet
Mais de metade da população mundial já está conectada à internet. São mais de 3,9 bilhões de pessoas que têm acesso à rede. É um número ainda “pequeno” já que o objetivo é que todos estejam conectados.
E cada uma destas pessoas apenas consegue usar a internet por conta da programação. A ideia da rede de computadores surgiu nos anos 60, dentro da ARPA no Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
A ideia era criar uma rede de computadores que permitisse a comunicação livre entre as pessoas, não importando a sua distância. J.C.R. Licklider, que idealizou a internet, provavelmente não sabia que estava criando um dos marcos mais importantes da humanidade.
Absolutamente tudo que é feito na internet depende da programação para funcionar. Desde a própria rede, passando o menor blog, com o banner do anúncio que você ao entrar em um site, até os grandes portais, o 4G e todas as incríveis funcionalidades da rede.
Mas, isso é apenas o primeiro passo. A internet é a ponta da superfície do que a programação pode fazer. Por isso, confira a segunda parte para entender o que mais pode ser feito com a programação. E se gostou do artigo compartilhe nas redes sociais!