Logo do Site
Published on

A programação e suas diversas funcionalidades - parte 2

Authors
  • avatar
    Name
    Clayton Pereira
    Twitter

Na primeira parte da série sobre a programação e suas funcionalidades, falamos um pouco sobre a história da programação e a base do seu uso no mundo atual: a internet. Nesta segunda parte, vamos abordar outras das funcionalidades. Confira!

Os softwares

Este artigo foi feito no Microsoft Word. Um software de edição de texto, que é de uma das maiores empresas do mundo. Como mencionamos no artigo anterior, a empresa de Bill Gates está entre as 10 mais valiosas de todo o mundo.

O pacote Office é usado por empresas e profissionais de todo mundo, e é um exemplo dos inúmeros softwares que podem ser criados através da programação. Este é um grande exemplo do poder deste conceito.

Os softwares não são produtos físicos, são “conceitos” que foram programados para facilitar a vida de quem o usa. Ao escrever esta série de artigos no Word, existem diversas funcionalidades que permitem tornar o trabalho mais fácil. De modo geral, os softwares têm esse objetivo.

Eles buscam ou resolver uma dor, ou trazer um prazer para quem o usa. Neste caso, é uma forma de escrever um artigo que seja mais rápida e eficiente.

Mas, atualmente, a sofisticação dos softwares está cada vez maior. É possível encontrar soluções para os problemas mais específicos. As empresas, principalmente, apostam em softwares para gerenciar os processos do ambiente de trabalho, tornando mais eficiente e mudando o mercado.

Por exemplo, existem softwares específicos para consultórios médicos marcarem consultas. Programas de gerenciamento focados em órgãos públicos. Sistemas que permitem que instituições de ensino possam disponibilizar o seu conteúdo pela rede.

sistema de ensino à distância, que permite que milhares de pessoas tenham acesso ao estudo, só existe por conta da programação. Enfim, a lista de softwares que surgem por conta da programação é praticamente infinita.

Um novo jeito de fazer publicidade

Outra empresa que está no top das mais valiosas do mundo e que explica outra forma que a programação pode ser usada é o Facebook. Mas, o que é o Facebook? Como ela se torna uma das empresas mais valiosas do mundo, sem vender nada?

Isso, porque o Face, assim como praticamente todas as redes sociais, é uma plataforma de anúncio. São mais de 2 bilhões de perfis, uma fatia enorme do número de usuários gerais da internet.

Com este público, existe um enorme espaço para a exibição de anúncios. Mas, só é possível fazê-lo por conta da programação. O Facebook tem um algoritmo inteligentíssimo por trás, para fazer a publicidade da maneira correta.

Não adianta mostrar qualquer anúncio para qualquer pessoa, pois isso seria muito ineficiente. A programação permite que a rede conheça bem o usuário, trazendo anúncios que na sua maioria são úteis e interessantes para ele.

Mas, a publicidade não está presa ao Facebook. O e-mail marketing, os banners nos sites e portais, tudo isso só existe por conta da programação. É um setor que traz muito dinheiro e que mudou muito a forma como a publicidade é feita.

Estes são mais dois gigantes exemplos de funcionalidades da programação. Na próxima parte desta série de posts, iremos discutir mais algumas funcionalidades, um pouco mais específicas, mas também muito importantes e que envolvem muito dinheiro. Portanto, confira!

E se gostou do artigo, compartilhe nas redes sociais!