Logo do Site
Published on

A programação e suas diversas funcionalidades - parte 3

Authors
  • avatar
    Name
    Clayton Pereira
    Twitter

Esta é a terceira parte da nossa série de posts sobre a programação e as suas funcionalidades. Começamos discutindo um pouco sobre a internet e como a programação surgiu, e caminhamos para os softwares e para a publicidade online. Nesta parte, iremos ver mais algumas aplicações um pouco menores, mas que dão muito dinheiro.

Os aplicativos

Seguindo a nossa série de empresas que são as mais valiosas do mundo, está a Apple. E um grande motivo para a empresa da Califórnia estar no Top 10, na segunda posição, é o iPhone. O lançamento do smartphone foi um grande divisor de águas no mundo.

Não somente é preciso da programação para lançar o iPhone, assim como qualquer telefone móvel, mas foi aberta uma grande porta: os aplicativos.

Como uma versão “menor” dos softwares, também existem os aplicativos para praticamente qualquer coisa. No momento, a onda são os aplicativos de entrega, que criam, até mesmo, novas profissões. Por exemplo, os aplicativos que fazem compras no mercado, precisam de um profissional para escolher os produtos para os clientes.

São inúmeros exemplos de aplicativos que ganham muito dinheiro. No Brasil, existem mais de 230 milhões de smartphones em uso e como estes aparelhos se tornaram praticamente uma extensão do nosso corpo, os aplicativos acabam sendo parte essencial do dia a dia.

Existem, é claro, as redes sociais, os aplicativos de entrega, os navegadores, mas também têm opções mais específicas, como os aplicativos de controle financeiro pessoal.

Por isso, praticamente qualquer empresa tem um aplicativo, assim como os softwares, já que as opções são infinitas e trazem muito dinheiro. E falando em dinheiro...

Os jogos

Os jogos são um dos principais formatos de entretenimento no mundo moderno. A indústria de video games gerou mais de U135bilho~esem2018,comaestimativadechegaraU 135 bilhões em 2018, com a estimativa de chegar a U 180 até 2021. Além disso, são mais de 2,5 bilhões de pessoas que jogam algum tipo de jogo.

É uma indústria que combina os softwares com os aplicativos.

Existem os jogos “maiores”, como o famoso GTA 5. Lançado em 2013, o jogo vendeu mais de 110 milhões de cópias. Quanto ao faturamento, apesar de não ser possível saber os números exatos, estima-se que foi ganho mais de U$ 6 bilhões com as vendas do jogo em si e com as compras recorrentes. É mais que o dobro do que o filme que mais arrecadou, Vingadores: Ultimato.

Mas os jogos mobile tem um sucesso tão grande quanto os maiores. **São 21 jogos mobile que geraram mais de U1bilha~o.PokeˊmonGO,soˊparamencionarum,jaˊrendeuquaseU 1 bilhão**. Pokémon GO, só para mencionar um, já rendeu quase U 2,5 bilhões em apenas 3 anos.

A indústria do entretenimento não depende apenas dos jogos. O Netflix também funciona praticamente apenas por conta da programação e tem mais de 150 milhões de assinantes e um valor de mais de U$ 3 bilhões.

Por isso, a programação também mudou a forma como consumimos conteúdo. Os jogos e o streaming são apenas alguns dos maiores exemplos, mas ela está em todos os lugares.

Gostou do post? Então, compartilhe nas redes sociais! E não perca o nosso último post da série!