- Published on
A programação e suas diversas funcionalidades - parte 4
- Authors
- Name
- Clayton Pereira
Bem-vindo à última parte da nossa série de posts sobre a programação e suas funcionalidades. Nas anteriores, vimos um pouco sobre a história da programação e alguns dos seus principais usos. Se você não conferiu, acesse os artigos. E para fechar, vamos falar sobre uma das funcionalidades da programação que levou uma empresa ao topo, além de discutir um pouco sobre o futuro da programação.
A nova líder
Seguindo a nossa lista de empresas mais valiosas do mundo e a forma como elas usam a programação, é hora de falar sobre a Amazon. Recentemente, ela ultrapassou a Apple e se tornou a empresa mais valiosa do mundo, superando os U$ 315 bilhões.
A Amazon é o maior expoente da mudança na forma como as pessoas compram. A programação permite a criação do e-commerce, ou seja, a compra feita por meio da internet. Não somente é ela que permite a criação das lojas online e da comunicação com o cliente, mas também com as formas de pagamento.
O e-commerce brasileiro fechou o ano de 2018 com mais de R$ 50 bilhões em faturamento e mais de 120 milhões de pedidos. Ambos representam um aumento de mais de 10% em relação ao ano anterior. Isso significa que esta modalidade tende apenas a crescer.
Este é um exemplo que reúne todas as funcionalidades anteriores. O site, a internet, a ligação com outras ferramentas, o aplicativo, o marketing para divulgar os produtos. A compra e venda de produtos na internet democratizou a economia, possibilitando que qualquer negócio encontre a sua audiência.
Qual é o futuro da programação?
É muito difícil dizer qual é o futuro da programação. Quem iria adivinhar o lançamento do iPhone e a popularização dos aplicativos? O crescimento do e-commerce? Além de tudo mais que aconteceu para fazer com que este conceito seja tão importante.
Já mencionamos alguns conceitos que devem mudar a programação, como a Inteligência Artificial, que deve ficar ainda mais sofisticada. Novas soluções, como os carros que andam sem motoristas, também certamente vão precisar da programação. Evidentemente, serão necessários os profissionais para controlá-las.
É certo que os programadores serão ainda mais importantes, visto que cada vez mais a nossa sociedade está dependente dos softwares, aplicativos e da tecnologia em geral. Por isso, muitas pessoas acreditam que a programação terá um peso tão grande quanto o inglês. Escolas começam a trabalhar esta matéria desde cedo e os cursos também estão começando a despontar.
O que talvez mude, seja a finalidade da programação. Com tantos recursos à sua disposição, é possível que os programadores assumam um papel de criar soluções para que os usuários possam fazer seus próprios softwares e aplicações, com as funcionalidades que são mais adequadas para eles. Sobre este ponto de vista, todo mundo vai ser “programador” e a customização será a palavra da vez.
Apesar de muito difícil, é interessante pensar como a programação será no futuro. Algumas das principais empresas do mundo usam a programação para a base do seu negócio ou para se destacar em relação à concorrência.
Como será a empresa mais valiosa do mundo no futuro e como ela usará a programação?
Espero que esta série de artigos tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre a programação e suas funcionalidades. Se gostou, não deixe de compartilhar nas redes sociais e fique sempre atento ao blog para outros conteúdos sobre o assunto!