Logo do Site
Published on

Guia passo a passo de como escolher a linguagem de programação ideal para o seu projeto

Authors
  • avatar
    Name
    Clayton Pereira
    Twitter

Todo desenvolvedor, independentemente da experiência, já se viu em dúvida de qual linguagem escolher para um projeto. Esta decisão influencia tudo o que vem a seguir, como a utilização de frameworks, bibliotecas e os dispositivos de destino. Você tem este tipo de dúvida? Então, venha conferir nosso passo a passo de como escolher a linguagem de programação ideal para o seu projeto!

É importante lembrar que conhecer sintaxe e conceitos ligados ao desenvolvimento é apenas uma porção da habilidade de um programador. Aplicar este conhecimento de forma prática em soluções funcionais é a outra parte. O grande problema, é que existem inúmeras linguagens no mercado atualmente.

Mesmo se o desenvolvedor considerar apenas aquelas mais usadas, ainda se verá com uma lista extensa em mãos. Como decidir entre C, C++,C#, HTML, Java, Pascal, Python, PHP, Lua, R, Ruby, Swift, Assembly, JavaScript, JS/Node.js? Ainda mais quando percebemos que muitos destes exemplos são flexíveis, servindo para aplicações bastante diversas?

Não bastasse estas dúvidas geradas pela grande variedade de opções, a linguagem escolhida ainda precisa se adequar ao seu nível de aprendizado. Ou seja, iniciantes não vão seguir o mesmo caminho que desenvolvedores experientes na hora de transformar suas ideias em realidade. Mas, afinal, por que é tão importante escolher bem a linguagem com a qual vamos programar?

• Entenda por que é tão importante escolher a linguagem correta para o seu projeto

Tão necessário quanto saber como escolher a linguagem de programação ideal para o seu projeto é também compreender a influência desta escolha. A linguagem, naturalmente, é o ponto central no ciclo de desenvolvimento de um software.

Ela é a ferramenta que usaremos para resolver problemas. Sendo assim, esse recurso deve ser pensado como os diferentes tipos de chave que existem, cada qual desempenha uma função. Contudo, muitos programadores acabam presos à benchmarks e comparativos na hora de fazer a sua escolha.

Ou pior, adotam a linguagem da moda, a despeito da adequação ao programa que será criado. Todos estes detalhes impactam na qualidade do produto final. Para retomar nosso exemplo: uma chave de fenda pode até soltar um parafuso philips, mas não foi criada para isso.

Com o tempo, ocorrerá desgaste da cabeça, fazendo com que seja cada vez mais difícil soltá-lo. A programação não é diferente. Dito isso, vamos aos passos para definir a melhor linguagem para a necessidade da sua iniciativa. Confira!

Passo a passo de como escolher a linguagem de programação ideal para o seu projeto

• Escolha uma linguagem adequada ao seu nível de conhecimento

O primeiro fator a levar em consideração é o conforto. Não importa se você desenvolverá o software em equipe ou sozinho. O nível de conhecimento deve adequar-se ao escopo do projeto, orientando a escolha da melhor linguagem. Em outras palavras, você deve estar seguro de que conseguirá resolver os problemas que surgirem pelo caminho.

Caso a sua experiência seja pequena, além de familiaridade, é recomendável buscar por linguagens mais simples. Além de tornar o seu trabalho menos complexo, isso vai facilitar a manutenção do código. Veja, por exemplo, dois comandos que podemos utilizar para exibir uma mensagem de texto em um programa:

Java:

public class OláPessoal {
public static void main (string \[\] args) {
system.out.printLn (Olá, pessoal!);
}
}

Python:

print (‘Olá, pessoal!’)

Repare que nos dois casos foi exibida uma string, ou seja, uma informação textual. Executar esse comando básico no Java é bem mais complexo do que em Python. A segunda linguagem é mais intuitiva e econômica.

É importante considerar esses detalhes para saber como escolher a linguagem de programação ideal para o seu projeto.

• Avalie o suporte oferecido pela comunidade

Outro detalhe importante que deve pesar na sua escolha é o suporte oferecido pela comunidade, especialmente se você não é um programador experiente. Devemos sempre esperar pelo surgimento de dúvidas, mesmo em linguagens com a qual temos suficiente familiaridade.

É por isso que um dos passos a se considerar é o acesso à informação. Quanto mais bem estruturado for o material relacionado à linguagem, menos apuros você passará no seu projeto. O mesmo é válido para a comunidade de desenvolvedores que a usa e que pode ser de grande ajuda.

Uma boa comunidade é fundamental para tirar dúvidas pontuais. Grupos nas redes sociais e fóruns contam, por vezes, com profissionais experientes que podem ajudar no seu problema. Nesse sentido, quanto mais usuários a linguagem possuir, melhor.

Adequando a linguagem aos objetivos do seu projeto

• Saiba claramente o que você pretende criar

Estabeleceu seu domínio do assunto e qual suporte poderá encontrar? Depois de passar por esta “triagem” podemos definir melhor como escolher a linguagem de programação ideal para o seu projeto. Se nos tópicos anteriores vimos como essa ferramenta deve adequar-se às suas habilidades pessoais, agora trataremos da adequação ao software.

O primeiro passo é deixar bem claro qual o seu objetivo, aquilo que a sua solução irá realizar. Partindo deste ponto, enumere todas as características fundamentais para alcançar o resultado desejado. Essa é uma etapa importante porque cada linguagem, framework e biblioteca, irá se adequar melhor a um tipo de característica.

Trata-se de um detalhe que também é necessário para criarmos uma arquitetura evolucionária. Afinal, todo software ou aplicativo deve estar sujeito à melhoria constante. Seja em termos de performance, segurança ou usabilidade. Se mesmo definindo estes parâmetros você ainda ficar em dúvida, há uma dica simples que pode te ajudar.

Separe a funcionalidade que você considera como fundamental para a sua criação. Em seguida, faça a sua implementação isolada em uma linguagem ou framework. Essa abordagem serve para fazer testes rápidos com diferentes ferramentas, a fim de determinar quais resultados atendem melhor ao seu propósito.

• Determine os recursos que serão incluídos no projeto

Essa é uma atividade que ocorre paralelamente com a que descrevemos acima. Vale, contudo, ressaltar por que conhecer todos os recursos que entrarão no projeto é algo tão relevante. É comum que ao determinar objetivos você trate apenas de aspectos funcionais, mas aqui devemos incluir detalhes como a interface do projeto.

O ideal é começar pela criação de um Wireframe. Esta forma de esboço vai ajudar a definir os critérios de usabilidade do sistema. Se você está criando algo encomendado por um cliente, isso será de grande ajuda. Especialmente porque essa versão simplificada da ferramenta ajuda a criar mock-ups posteriormente.

Essa representação visual ajuda o cliente a compreender melhor o que está sendo oferecido. É recomendável que você faça protótipos apenas depois que finalizar esses dois processos. É nessa etapa do passo a passo de como escolher a linguagem de programação ideal para o seu projeto que você colocará a mão na massa.

É provável que você esteja se perguntando por que é tão importante trabalhar com Wireframes e Mock-ups. Além de organizar melhor as coisas para você mesmo e ajudar o cliente a visualizar a solução, existe outro motivo. Cada linguagem se adéqua melhor a um tipo de recurso e os dois processos ajudam a identificar o que estará presente no seu software.

Outro detalhe relacionado, é que implantar determinadas funcionalidades em uma linguagem inadequada renderá mais trabalho do que o necessário. Pode ser ainda que o software perca em desempenho. Sendo assim, ao definir as funcionalidades, recursos de interface e usabilidade, você escolhe a linguagem mais alinhada ao seu propósito.

Implementação e cronograma de desenvolvimento

• Definindo a implementação

Se você seguiu esse passo a passo, já sabe a esta altura qual seu objetivo e os recursos necessários para alcançá-lo. Além disso, esboçou a organização desses elementos na sua solução e como isso será apresentado por meio de uma interface. Provavelmente você tem uma boa ideia das ferramentas com as quais deseja trabalhar.

Agora, é preciso responder quais variáveis e funções desempenharão papel importante na sua criação. Essa informação serve para você construir a arquitetura do seu software. Assim como nos outros casos, aqui vamos alinhar os elementos presentes na sua aplicação à linguagem que atende melhor aos requisitos escolhidos.

Por tal motivo, a implementação também vai impactar em como escolher a linguagem de programação ideal para o seu projeto. Nesse caso, por apontar os módulos e comandos necessários para implementar as funções imaginadas.

É nesse momento que você determina se precisará de bibliotecas de classe preexistentes para tornar o desenvolvimento mais ágil. Um fato que nos leva diretamente ao próximo tópico.

• Qual o cronograma com o qual você vai trabalhar?

A adequação de uma linguagem de programação não deve ser apenas com relação à funcionalidade do produto final. Você precisa considerar igualmente o tempo que será gasto no desenvolvimento. Pode ser necessário abrir mão de uma linguagem familiar por outra mais enxuta, se isso representar diminuição do tempo de trabalho.

Sendo assim, tenha certeza do prazo geral, de quanto poderá ser trabalhado por semana e em quantas horas diárias. Se você está criando para um cliente, é certo que determinou uma data para a entrega. Então, outra dica de como escolher a linguagem de programação ideal para o seu projeto é considerando o cronograma.

Lembre-se de que cada linguagem apresenta um tempo próprio de desenvolvimento – é o reflexo das diferenças entre sintaxe e estrutura próprias. Basta lembrar do nosso exemplo de string em Java, PHP e Python para entender melhor o impacto no tempo.

Conhecendo as melhores aplicações para cada linguagem

• Mobile, Web e bancos de dados

Além dos fatores já citados, você deve considerar o meio onde o seu código será executado. Logo, a plataforma é fundamental no passo a passo de como escolher a linguagem de programação ideal para o seu projeto. Muitas vezes, o dispositivo é um fator determinante que vem antes de todas as etapas citadas.

Se você planejar criar um aplicativo, por exemplo, o desenvolvimento mobile poderá ser em Java, JavaScript, Objetive C ou Swift. As duas últimas são exclusivas para iOS. O seu objetivo pode ser, no entanto, a criação de um app multiplataforma - ou crossplataform.

Para alcançar uma forma híbrida é necessário usar JavaScript. O que se faz na maioria dos casos é a criação de um web-app. Apesar de se comportar da mesma forma que um aplicativo, ele é executado por meio do navegador.

O JScript facilita este processo porque é uma linguagem que os browsers interpretam com HTML. Graças a isso ele pode rodar em diversos sistemas operacionais. Já no desenvolvimento de soluções para a Internet, é necessário definir se você estará criando para frontend, backend ou ambos.

No primeiro contexto, HTML e CSS são as linguagens mais comuns. PHP é mais frequente no backend. Já nos bancos de dados, o MySQL é o recurso utilizado pela maioria dos desenvolvedores. Em aplicações que não estão ligadas à criação e gestão de sites, SQL e PostgreSQL são os recursos predominantes.

• Sistemas operacionais, Games e Machine Learning

Vimos que o passo a passo de como escolher a linguagem de programação ideal para o seu projeto inclui dispositivos. Da mesma forma, temos de considerar o produto final dos seus esforços. Suponha que se trate de um sistema operacional.

Você precisará de velocidade e bom desempenho para escrever o núcleo do SO, o Kernel. Por este motivo, seria recomendável usar C, C++ ou Assembly para este fim. As mesmas linguagens costumam ser aplicadas ao desenvolvimento de games também. Neste último contexto, podemos usar ainda C#, Java e Visual Basic.

Agora, se o objetivo é trabalhar com Machine Learning, o Python é a linguagem preferencial. A razão principal para tanto está nas bibliotecas, como a Scikit-learn. Você pode trabalhar até mesmo com recursos avançados de deep learning se usar recursos de PyTorch e TensorFlow.

Infraestrutura e equipe disponíveis para o desenvolvimento

• Considere a infraestrutura disponível para o projeto

A maioria dos detalhes importantes para escolher a melhor linguagem já foi coberto. Antes de chegar a uma decisão final, porém, reserve tempo para descobrir a infraestrutura que será necessária. O tipo de solução e a linguagem vão determinar se recursos como servidores, sistemas de backup dentre outras ferramentas serão importantes.

Pode ser que você precise, em algumas circunstâncias, trabalhar com soluções na nuvem, especialmente para atualizações e backups automáticos. A infraestrutura também implica no tamanho da equipe necessária para trabalhar no seu programa.

Em suma, a linguagem de programação ideal para o seu projeto deve ser adequada à estrutura e equipe disponíveis no seu negócio.

• Conclusão

Recapitulando os processos que vimos ao longo deste artigo: para escolher a linguagem mais vantajosa, é necessário adequá-la ao seu nível de conhecimento. Quanto mais básico este for, maior será a necessidade de uma boa comunidade de usuários e de materiais de suporte estruturados.

Na sequência dessa etapa, você fará a definição de objetivo. Com uma meta bem delineada é hora de fazer levantamento e análise de requisitos. Partindo do que for definido, serão elaborados alguns esboços e protótipos.

Depois, é hora de considerar o cronograma, os dispositivos de destino e o tipo de solução que será oferecida. Por fim, deve ser realizada uma análise da estrutura disponível para o projeto. Essas são as etapas que vão te ajudar a identificar a melhor ferramenta para o seu software.

O fato é que existem inúmeras linguagens de programação no mercado e nenhum profissional isolado tem domínio sobre todas elas. Ademais, cada uma apresenta as suas particularidades, servindo melhor a um fim específico.

Os passos descritos neste artigo servem para eliminar o excesso de opções por meio de uma filtragem. De tal forma que não será necessário adaptar o código para uma aplicação - o que gera perda de tempo e instabilidade. Como a opção mais indicada varia drasticamente conforme o projeto, definir o que é o ideal não é tarefa simples.

Ainda assim, esperamos que este passo a passo de como escolher a linguagem de programação ideal para o seu projeto possa facilitar a sua empreitada. Se você gostou deste guia, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e aqui você pode acessar nossos tutoriais sobre desenvolvimento .