Logo do Site
Published on

Produção de conteúdo para blog: por onde começar?

Authors
  • avatar
    Name
    Clayton Pereira
    Twitter

Muitas pessoas procuram por um rendimento extra ou até por uma forma de trabalhar em casa. E, embora existam várias maneiras de fazer isso, a produção de conteúdo para blog está chamando a atenção de quem está em busca de flexibilidade de horário ou de começar em um novo campo de atuação.

Essa é realmente uma escolha interessante. Afinal, segundo o relatório anual da PQ Media, o crescimento do marketing de conteúdo é de 15% ao ano, e desde 2015 a produção de textos para blog é parte integrante deste crescimento.

Por isso, se você tem interesse, invista na área. É preciso estudar bastante e, claro, praticar. Quer começar? Então veja dicas e dê os primeiros passos!

Crie um blog para produção de conteúdo para blog

A primeira coisa a ser feita é criar um blog seu, no qual poderá postar seus textos e treinar. Os mais usados são o Blogspot e o WordPress. Ambos são gratuitos e fáceis de mexer.

Porém, vale lembrar que os sites profissionais, em sua maioria, costumam usar o WordPress. Assim, seria interessante você criar o seu blog nesta plataforma para ir treinando e aprendendo mais sobre ela.

Para não errar, tenha os seguintes cuidados:

  • Escolha o tema adequado: para começar a treinar a produção de conteúdo para blog, prefira tema que você tenha afinidade. Isso ajudará no desenvolvimento da escrita. Por exemplo, se já trabalhou na área administrativa, escreva sobre planilhas, imposto de renda, entre outros. Com o tempo e com mais prática, você poderá ampliar as áreas para as a quais escreve;
  • O nome do seu blog deve ter relação com o tema que você irá escrever. O mesmo vale para o template, que deve ser atrativo, leve e ter relação com o conteúdo produzido;
  • Periodicidade: quanto mais você escrever e treinar melhor, mas lembre-se de manter o blog atualizado e postar algo pelo menos duas vezes na semana.

Estude sobre produção de conteúdo para blog

Escrever para internet pode até parecer muito simples e prazeroso, mas, na verdade, assim como todo trabalho, se você quer ver seu blog destacado nas buscas do Google, é preciso ter técnica.

A forma de escrever é diferente de uma redação comum, que você fazia na época de escola. A linguagem também não pode ser muito técnica, a não ser que o seu blog seja voltado para especialistas em determinada área.

Além disso, é preciso se preocupar com palavras-chave, posicionamento delas no texto, subtítulos e escaneamento do conteúdo. Tudo isso você pode estudar sozinho ou fazendo cursos gratuitos.

Um dos mais conceituados é o de Certificação de Inbound da HubSpot Academy. Totalmente gratuito, está disponível em português e pode ser feito por qualquer pessoa interessada.

Nele, você vai aprender sobre metodologia inbound, como otimizar seu site, entre outros. São 12 aulas em vídeo. Além desse, há diversos outros cursos gratuitos online sobre o tema. Pesquise e estude bastante.

Aplique o que aprendeu sobre produção de conteúdo para blog

Antes de pensar em buscar clientes ou se inscrever como prestador de serviço para agências de marketing, aplique tudo o que aprendeu durante o estudo em seu blog.

Passe a escrever usando as técnicas. Assim, irá fixar com mais facilidade e se tornará um ótimo profissional!

Produzido por Redaweb .